22 de outubro de 2009

"Mal-Entendidos"

Vi hoje uma entrevista do Dr. Nuno Lobo Antunes acerca do seu novo livro. Confesso que ainda antes de conhecer a fundo o livro, já tenho vontade de o ler.
Desta vez o autor escreve sobre situações de crianças com determinados padrões de desenvolvimento e consequente comportamento que vão da hiperactividade, perturbações de sono , dislexia, síndrome de Asperger, entre outros...
Claro está que o livro está escrito numa linguagem acessível a todos e que mais uma vez desmistifica a linguagem médica muitas vezes associada a estas doenças.
Sem dúvida um livro que irei ler.


«Para compreender uma criança temos de voltar ao país das memórias, reviver o que ficou para trás, habitar de novo medos de que nos esquecemos. Olhar com olhos de espanto, chamar filha a uma boneca, e replicar o milagre da criação dando-lhe voz. Para a compreender temos de voltar a pele do avesso, reduzir a dimensão do corpo na medida inversa em que cresce o sentimento. Cada criança é uma história por contar. Por vezes o Capuchinho Vermelho perde-se no bosque e não há beijo que resgate a Bela Adormecida.
Para muitas crianças a sua história pode não terminar bem, e não viverem felizes para sempre. Este livro destina-se a essas crianças e a quem delas cuida: Pais, Professores, Psicólogos ou Médicos, que querem que todas as histórias tenham um final feliz, e não deixam o Espelho Mágico dizer a nenhuma criança que há alguém mais belo do que ela.
Devem existir em Portugal cerca de 100.000 crianças com perturbações de desenvolvimento.»
Nuno Lobo Antunes

2 comentários:

Obrigado pelo teu comentário :)