Aqui está um brilhante artigo que li ontem no Diário de Noticias e que merece muito mais destaque do que aquele que lhe foi dado. Por isso mesmo decidi partilha-lo...
"A situação que se segue aconteceu num voo da British Airways , entre Joanesburgo (África do Sul) e Londres. Uma mulher (branca), de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar em classe económica, e viu que estava ao lado de um passageiro (preto).
Visivelmente transtornada chamou a hospedeira de bordo."Algum problema, minha senhora?" - perguntou a hospedeira."Não vê?" - respondeu a senhora vocês colocaram-me ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Tem de me arranjar outro lugar."
"Por favor acalme-se!" - Disse a hospedeira - "infelizmente, todos os lugares estão ocupados . Porém, vou ver se ainda temos alguns disponível."
A comissária afasta-se e volta alguns minutos depois.
"Senhora, como eu disse, falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar disponível em classe económica. Temos apenas um lugar em primeira classe."
E antes que a mulher fizesse algum comentário a comissária continua:
"Veja, é incomum que a nossa companhia permita que um passageiro da classe económica se sente na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável."
AGORA VEM A PARTE QUE EU MAIS GOSTO DE TODA ESTA HISTÓRIA, QUE NOS DIAS QUE CORREM JÁ NÃO DEVIA ACONTECER, NEM SEQUER EM PENSAMENTO.E,
dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu :"Portanto, senhor, caso queira, por favor pegue na sua bagagem de mão , pois reservámos para si um lugar em primeira classe."
Todos os passageiros que, estupefactos, assistiam à cena começaram a aplaudir, alguns de pé."
É verdade ainda há muito racismo... mas atenção que também existe racismo da parte das pessoas de cor em relação às pessoas brancas...
ResponderEliminar